sexta-feira, 31 de maio de 2013

Decoração Retro

Anos 1970, o estilo da liberdade...

Um atmosfera retro numa casa dá-se ao uso de objectos dos anos 70 do século XX, à arte cinematográfica da época, às estampas geométricas, aos acessórios irreverentes em acrílico e às cores berrantes (laranjas, verdes, etc). O espírito de liberdade tão enigmático daquela época foi o que levou os designers a  expressarem versatilidade em matérias-primas sintéticas, criando lustres coloridos, móveis instigantes e utensílios populares para a cozinha.

Foi também o momento do boom do uso do papel de parede... Quem não se lembra dos padrões  geométricos/florais gigantes e muito coloridos que se usavam em toda a casa naquela altura? Nem os meus pais, nem ninguém penso eu,  se safou da "febre" do papel de parede retro!!! Mas, é, com um soriso nos lábios que eu me recordo desses pormenores!

Hoje, há quem goste de mergulhar por completo nesse estilo decorativo; pessoalmente prefiro vê-lo representado em apontamentos que complementam a decoração de interiores. De qualquer forma, é sempre um estilo muito marcante com contornos saudosistas que se consegue reinventar num espaço contemporâneo com peso e medida!



















quinta-feira, 30 de maio de 2013

Trabalhos Manuais com...

O feltro vai ser a base dos trabalhos apresentados hoje.

O dia Mundial da criança está quase a chegar e os nossos rebentos adoram realizar trabalhos com os adultos, sobretudo se estes forem os respectivos pais...

O feltro é um papel feito de lã ou pêlo de animais (o que eu aprendo!!!) compacta mas muito maleável e muito utilizada em trabalhos manuais e artesanais devido à sua grande aptidão para qualquer processo mais técnico ou utilização de colas, máquinas de costura, etc.

É certo que se podem executar trabalhos muito reboscados com o feltro, mas aqui o intuito é passar um tempo agradável com os nossos filhos fazendo pequenas obras de arte que eles tanto adoram!!! Parece estou a ver os meus filhos, com um sorriso de orelha a orelha, todos entusiasmados com estes pequenos momentos de criatividade!

Portanto, deixe-se levar pela ideia do artesanato infantil e inspire-se...
















quarta-feira, 29 de maio de 2013

Theme Colours: As cores do verão em festa!

Rosa, Coral e verde esmeralda... um cocktail de cores tendencialmente estivais e com o tema do casamento, como tem vindo a ser durante todo este mês de Maio, apesar do São Pedro estar distraído com o tempo (já sabia bem um tempo estável de calor e sol, não acham?)















terça-feira, 28 de maio de 2013

Zara Home: uma loja obrigatória

A Zara Home é uma loja de decoração e de artigos para a casa sempre muito interessantes e com muito bom gosto... Os preços variam bastante e por vezes não são dos mais  acessíveis mas, durante a época de saldos, é possível fazer-se boas compras!

Gosto muito do conceito da marca e tento aproveitar as promoções para adquirir "aquela" peça especial, por mais pequena que seja!

O lookbook desta estação é alegre e bem disposto, com cores néon, sabor a mar, picnic
 ou ao próprio paraíso... Vejam só!!!


















segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vitrinismo

Porque interiores também é vitrinismo...

Com efeito, a atracção pelos produtos expostos nas montras das lojas é baseada em verdadeiras montagens delicadas e cuidadosas que formam cenas capazes de nos transportar para um mundo, muitas vezes, de sonho. Tudo isso pela forma como as vitrines são elaboradas e montadas.

Essa forma de criar ambientes e valorizar os produtos expostos; criando imagens e sensações. nada mais é do que uma técnica dominada por profissionais de imensa importância para o comércio: os vitrinistas.


Qualquer pessoa ligada ao comércio sabe como é difícil reunir e conjugar factores tais como objectos, cor, forma e estilos na produção de uma montra. Sendo estes elementos de extrema importância, a ausência de qualquer um deles tem, inevitavelmente, efeitos negativos nos resultados das vendas. A capacidade do desenvolvimento criativo torna-se, portanto, um factor essencial para que se alcance com sucesso o impacto psicológico desejado.

Neste sentido, o Vitrinismo , considerado um "afluente" do design de interiores tem um papel fundamental para qualquer comércio. Quem não se sente atráido por uma montra linda, original ou muito bem decorada?

Pessoalmente, gosto tendencialmente  de apreciar vitrinas de moda que estejam muito bem caracterizadas e onde haja um tema como fio condutor. Quem sabe se, futuramente, posso querer dedicar-me a esta arte!!!