quarta-feira, 31 de julho de 2013

Riscas nas paredes

As riscas em paredes são capazes de proporcionar criatividade e actualidade a um ambiente. Pintar ou colocar papel de parede com riscas é uma excelente forma de fazer um "refresh" a qualquer decoração.

Torna-se assim uma opção, mais ou menos acessível,  para quem quer algo diferente ou que  está cansado das tradicionais pinturas de uma só cor.

As riscas, para além de criarem um espaço alegre e sofisticado, também dão dinamismo. Se o espaço a decorar for pequeno, as riscas verticais serão as mais aconselháveis, visto estas darem a sensação de um pé direito mais alto. No seu oposto, as linhas horizontais farão mais sucesso em espaços amplos por darem a sensação de um espaço mais aconchegado!!!

Este género decorativo poderá ainda ser usado para contornar alguns problemas graças a alguns efeitos ópticos que as riscas são capazes de proporcionar. É o caso de ter um corredor estreito e comprido, ou um outro espaço, que poderá ser ampliado visualmente com a aplicação de riscas no tecto ou no chão.


 
















terça-feira, 30 de julho de 2013

O Mármore Carrara

Um pouco de história: O mármore de Carrara é famoso desde a Roma Antiga, quando foi utilizado para construir o Panteão. Muitas esculturas do Renascimento, como por exemplo David de Michelangelo também foram esculpidas em mármore de Carrara. Tendo origem italiana, o Carrara é um mármore nobre com raiado irregular em cinza (este será o mais conhecido e visto); o detalhe que lhe confere uma identidade especial...


 Existem outros tipos de carrara como podem verificar na imagem seguinte...





É particularmente utilizado em casas de banho, mas há quem o utiliza em toda a casa ou, pelo contrário só em apontamentos. O certo é que este mármore confere grandiosidade e luxo aos espaços, não acham?









segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os espelhos na decoração

Os espelhos são peças fundamentais na decoração de um ambiente; podem maximizar a iluminação, conferir amplitude a um local, disfarçar um elemento indesejado e ainda proporcionar um efeito estético único, sofisticado.

Claro está que a principal função de um espelho é o de reflectir a nossa imagem, para além dos outros motivos já mencionados, porém pode fazê-lo de forma decorativa!

São muito apropriados para corredores estreitos e escadarias.



Podem criar efeitos visuais interessantes de amplitude variando no formato e na cor.



A decoração com espelhos também é muito usual em móveis, seja em portas, gavetas ou até mesmo no tampo de uma mesa.



Com a certeza de que o espelho escolhido não irá reflectir nada de desagradável, o melhor será não abusar na quantidade para que a estratégia escolhida não surte no efeito contrário ao desejado e pretendido!!! 










sexta-feira, 26 de julho de 2013

Comida ou arte?

É impresionante como a criatividade e o talento podem ir tão longe... aqui estão directamente associados à culinária!!!

Hong Yi é uma jovem artista da Malásia. Esta verdadeira artista é conhecida como ‘a artista que adora pintar, mas não com pincel’. De facto, foi o que Hong Yi fez no seu mais recente trabalho. No passado mês de Março, a artista desafiou os seus próprios limites pensou em  criar todos os dias do mês uma nova peça de arte criativa com comida. Querem ver? É espectacular!!!












quinta-feira, 25 de julho de 2013

Antigo Versus Novo

Tenho vindo a falar, por várias vezes, da tendência vintage, quer na moda quer na decoração de interiores...

Efectivamente, o vintage está na moda. Baseia-se numa decoração de memórias, em que se personaliza um espaço. 

Peças de tempos antigos podem trazer-nos lembranças, pois muitas das peças antigas que temos em casa são muitas vezes heranças familiares, relíquias que passam de geração em geração.
Mas além da memória, a proposta de aproveitar peças antigas tem uma característica ecológica e de reaproveitamento. Aplica-se o princípio de Lavoisier "Nada se perde tudo, se transforma".
Assim também se evita comprar algo novo (o que nos dias de hoje é importante) e oferece uma nova vida a um objecto que poderia simplesmente acabar no lixo. Aproveitá-las é uma forma fácil de dar um toque de irreverência, sofisticação e luxo à sua casa.




As peças mais comuns que herdamos são cadeiras. Pode inove com tecidos arrojados. Ouse!




Pode restaurar os móveis antigos e quase instantâneamete dar-lhes uma nova vida. Se quer dar um toque de cor  à sua divisão, pode aproveitar o móvel que herdou da sua avó e pintá-lo com uma cor forte. Também existe a possibilidade de dar outro uso ao móvel em questão:  por exemplo, transformar um armário em estante, ou um móvel baixo numa mesa-cabeceira, etc.







Com um décapé consegue manter o ar rústico de um móvel especial.



Outras ideias: reaproveitar uma banheira antiga;  peças vintage que dará um toque de sofisticação e
elegância ou utilizar um móvel antigo como sítio para  arrumes na sua casa-de-banho.






Não sabe o que fazer com as cadeiras de ferro antigas? Utiliza-as como mobiliário exterior.





...ou talvez não!!!


Os espelhos, molduras e outros objectos (bens familiares ou bens encontrados em feiras de todo o país) também podem fazer o encanto de qualquer decoração.







Gostaram?