Os Mosaícos Hidraúlicos estão presentes, particularmente em Portugal, em todo o lado: nos mercados, nas igrejas, nos hospitais, nos museus, nos palácios, nas casas... enfim fazem parte do património do país e têm origens longíquas!
É frequente vê-los aplicados em salas, quartos, casas de banho, cozinhas, varandas, reproduzindo por vezes verdadeiros tapetes. São produtos feitos artesanalmente (à mão) e é difícil igualar as cores, o acabamento e a textura de uma forma industrial.
O Mosaíco Hidraúlico é originário do sul da França dos finais do século XIX e rapidamente se espalhou pelo resto da Europa e respectivas colónias. Até 1920, esse material era um produto de luxo somente reservado à alta sociedade dessa época...Nos anos 60 quase desaparece, para voltar com força já na nossa época! Hoje é um produto que é procurado muitas vezes pelos decoradores para dar aquele ar "vintage", tão em voga, aos projectos.
Como no passado, os mosaícos são produzidos manualmente, um a um, através do processo original, como podem visualizar no video abaixo...
É fantástico, não acham?
Para além da materialidade, o que também é muito interessante nos mosaícos hidraúlicos é a sua expressividade e urnanidade. E sendo artesanato puro, cada mosaíco é único!
Vejam como ficam um espanto! A mistura de grafismos e cores não são fabulosas?
Sem comentários:
Enviar um comentário