O tema sobre as cores sempre me apaixonou muito porque, sem elas, a sensação que fica é que a vida fica, um tanto ao quanto, enfadonha...
Adoro praricamente todas as cores e todas as conjugações que se podem realizar com elas! Apesar de não haver regras rígidas quanto à utilização das cores, existe no entanto um guia que dá dicas de orientação e bom senso. Esse guia é a famosa roda das cores!
Visto termos uma clara divisão entre cores frias (estas são aquelas que me favorecem mais junto ao rosto!!!) e cores quentes, também estas podem ser distinguidas como harmónicas ou complementares.
As harmónicas são aquelas que estão ao lado umas das outras, como o azul e o verde ou o rosa e o vermelho. São chamadas harmónicas porque vivem pacificamente juntas; cujas convivências são felizes!!!
As cores complementares são aquelas que se encontram uma à frente da outra: o roxo e o amarelo ou o verde e o vermelho. Como a palavra complementar o indica, essas cores complementam-se mutuamente formando, em silmutâneo, contrastes por serem muito fortes e poderosas. Aqui as dosajens do uso das cores complementares são muito importantes porque, sendo cores muito potentes, elas ajudam facilmente a cair na extravagência, e certamente não é isso que se pretende!!!
Também há ainda as cores monocromáticas onde a evolução gira tudo à volta de uma só cor, variando só a tonalidade da mesma.
Cores Complementares |
Cores Harmónicas
|
Isto é somente uma visão reduzida das conjugações possíveis entre as cores; haverá outras mais complexas certamente. Porém, estas já permitem muitas opções possíveis e bem agradáveis. De qualquer forma, o mais importante é a prática que se pode adquirir nas diferentes conjugações plausíveis, para se poder chegar aos ambientes pretendidos...
Aqui ficam alguns exemplos como fonte de inspiração!!! E...... boas práticas!
Harmónicas: Azul e Verde |
Harmónicas: Rosa e Vermelho |
Complementares: Amarelo e Roxo |
Complementares: Verde e Vermelho |
Ambientes Monocromáticos |
Ambientes Monocromáticos |
Sem comentários:
Enviar um comentário