sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brendeiras dos Santos

A minha família é oriunda da região de Torres Novas, e por lá nesta altura do ano é tradição fazer-se as chamadas merendeiras dos Santos, que com a fonética regional, transformou-se em brendeiras do Santos...

Nas conhecidas broas de Torres Novas, os frutos secos são normalmente nozes e / ou amêndoas.  Também nalgumas delas a farinha é constituída por uma mistura, em diversas proporções, de farinha de trigo e de milho.

As broas são normalmente bolos de especial tradição no Natal, sendo que em algumas regiões o são, também, do dia de Todos-os-Santos, como o é neste preciso caso.
O seu nome tem um duplo sentido, porque “receber as broas” ou a expressão “que ricas broas” são frases ancestrais que na realidade significam, em relação à primeira, receber uma prenda que em regra é dinheiro e, em relação à segunda, existe uma ironia já que a expressão significa que, numa altura em que se devia estar a receber uma prenda, se teve qualquer tipo de acidente ou problema que vai fazer despender dinheiro, tornando as festividades mais pobres.
Nas feiras nacionais de agricultura do Ribatejo e nas feiras regionais, as broas estão sempre presentes numa tenda de produtos da região.

Estas delíciosas broas estão pacientemente à nossa espera (a minha família e eu) em casa da minha mãe!!!




Bons Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário