terça-feira, 18 de junho de 2013

Pop Art no Colombo

A Pop Art, principal movimento artístico da década de 60 do século passado, é até hoje um dos mais apreciados por muitos críticos.

A onda da Pop Art visava, basicamente, criar uma forma de arte que fosse assimilada pelos novos rumos da cultura de massa que enchiam as casas das pessoas. O  "american way of live" era muito bem traduzido em quadros e diversos tipos de obras, sempre muito coloridos e até mesmo exagerados para a época.
Andy Warhol, um dos principais artistas da época, ajudou a "imortalizar" mitos emergentes do cinema de Hollywood, como sua atriz preferida, Marilyn Monroe. Numa pintura mecânica dela, criou um dos quadros mais famosos do movimento, que provavelmente já viu pelo menos uma vez na vida.



Está actualmente, e até dia 11 de Julho, expostos uma seleção de obras originais de Warhol no Centro Comercial Colombo em Lisboa, como a famosa Campbell’s Soup e retratos de Marylin Monroe e Mick Jagger. Tive ontem a oportunidade de ver a exposição que é bastante vibrante e desenvolve a ideia de sublimar objectos quotidianos e utilitários, independentemente da sua forma ou função originais, transformando-os em ícones tangíveis do imaginário colectivo. Recomendo a visita até porque é grátis e rápida de se ver... 


Pessoalmente, não sou uma adepta fervorosa da corrente pop art, mas acho alguma piada a alguns efeitos que se pode criar em fotos...

 De alguma forma, seria engraçado emoldurar umas fotos dos muídos com efeitos pop e alternativos!!!



E voçês o que acham deste movimento artístico?






Sem comentários:

Enviar um comentário