segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Harmonia & Contrastes nas Cores


O tema sobre as cores sempre me apaixonou muito porque, sem elas, a sensação que fica é  que a vida fica, um tanto ao quanto, enfadonha...

Adoro praricamente todas as  cores e todas as conjugações que se podem realizar com elas! Apesar de não haver regras rígidas quanto à utilização das cores, existe no entanto um guia que dá dicas de orientação e bom senso. Esse guia é a famosa roda das cores!



Visto  termos uma clara divisão entre cores  frias (estas são aquelas que me favorecem mais junto ao rosto!!!) e  cores quentes, também estas podem  ser distinguidas como harmónicas ou complementares.
As harmónicas são aquelas que estão ao lado umas das outras, como o azul e o verde ou o rosa e o vermelho. São chamadas harmónicas porque vivem pacificamente juntas; cujas convivências são felizes!!!
As cores complementares são aquelas que se encontram uma à frente da outra: o roxo e o amarelo ou o verde e o vermelho. Como a palavra complementar o indica, essas cores complementam-se mutuamente formando, em silmutâneo, contrastes por serem muito fortes e poderosas. Aqui as dosajens do uso das cores complementares são muito importantes porque, sendo cores muito potentes, elas ajudam facilmente a  cair na extravagência, e certamente não é isso que se pretende!!!
Também há ainda as cores monocromáticas onde a evolução gira tudo à volta de uma só cor, variando só a tonalidade da mesma.

Cores Complementares
   

Cores Harmónicas
  
  

Cores monocromáticas: do mais escuro ao mais claro


Isto é somente uma visão  reduzida das conjugações possíveis entre as cores; haverá outras mais complexas certamente. Porém, estas já permitem muitas opções possíveis e bem agradáveis. De qualquer forma, o mais importante é a prática  que se pode adquirir nas  diferentes conjugações plausíveis, para se poder chegar aos ambientes pretendidos...

Aqui ficam alguns exemplos como fonte de inspiração!!! E...... boas práticas!


Harmónicas: Azul e Verde
  
Harmónicas: Rosa e Vermelho


Complementares: Amarelo e Roxo

Complementares: Verde e Vermelho


Ambientes Monocromáticos



Ambientes Monocromáticos

Sem comentários:

Enviar um comentário