quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Xeque-Mate

Numa observação pré-fall, o uso do xadrez será umas das  fortes tendências de moda para a próxima estação.

É uma tendência que gosto particularmente, talvez por me lembrar a minha meninice...(ah., que saudades!!!!!!!!).

Existem vários padrões "tipo xadrez": o xadrez escocês, o xadrez “madras” (originário da Índia), príncipe-de-gales, pied-de-poule, riscas, quadrados, tweeds, veludos e bouclês cujos tecidos são normalmente clássicos e que voltam a estar na moda para criarem as mais eclécticas produções de vestuário que todas nós já podemos apreciar nas lojas, montras e até talvez no nosso guarda-fatos!




O padrão mais usual talvez seja o xadrez escocês, visto este ter sido democratizado quando a rainha Vitória da Escócia adoptou o estilo para as suas estadias em Balmoral. Desta forma foi lançado o repto para o seu uso mais convencional no vestuário, quer masculino quer feminino.
Após a 2ª Guerra Mundial, as saias, kilts, xailes, mantas e casacos começaram a fazer parte do guarda-roupa de Inverno.
O estilo foi variando de intensidade, passando pelos anos 70, sendo adoptado pela onda hippy. Também os anos 80 não passaram sem o contágio xadrez. Surgiram estilistas cuja imagem de marca é este motivo de padronagem, como por exemplo Tommy Hilfiger.

A moda dos anos 90 aplicou o xadrez em pormenores, e foi conferido um certo glamour ao produzirem-se tecidos acetinados com este padrão.

Este Inverno cá está ele de regresso, tanto em estilo folk como BCBG (Bon Chic Bon Genre). Já escolheram o vosso?














Sem comentários:

Enviar um comentário